METODOLOGIA MTM

MTM é uma abreviação de “Methods-Time Measurement”, que pode ser traduzida como Medição do Tempo de Método. Medição do Tempo de Método significa que o tempo para a realização de um determinado trabalho depende do método escolhido.

O objetivo primário de uma empresa está consubstanciado em manter e aumentar sua capacidade competitiva. Para atingir este objetivo, torna-se imprescindível a disponibilidade de um sistema amplo e unificado como instrumento de administração do gerenciamento de dados e tempos, que alcance todos os níveis organizacionais da empresa.

MTM é o instrumento imprescindível para descrição, estruturação, configuração e planejamento de sistemas de trabalho e consequentemente é um padrão de sistemas de produção eficientes.

No contexto de um sistema de produção, o MTM pode exercer a função de linguagem comum como padrão de configuração, pode ser base para a medição, comparação e modificação em todos os níveis de sistema.
MTM se posiciona no início da cadeia geradora de valores no Sistema de Produção Global, já influenciando a ideia de produto e terá importância em todas as consequentes etapas de conceitos de tryout, desde a configuração construtiva, a produção até a assistência técnica e manutenção, ou seja, até o final do ciclo de vida do produto.

“Certo desde o começo!” realça como diretriz neste caso a necessidade de já otimizar custos e produtividade na formação do produto.